CENTRAL DE CÚSTODIA DE IMPERATRIZ CONTINUA RECEBENDO PRESOS

Com a superlotação das unidades do sistema prisional de Imperatriz, o Plantão Central de Polícia virou presídio. Já a Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), que também está com lotação excessiva e interditada pela Justiça, continua recebendo presos.
A placa na entrada da Central de Custódia de Presos de Justiça sinaliza que a unidade recebe, apenas, presos provisórios. Mas, na prática, a CCPJ continua recebendo também detentos condenados. Isso porque as obras do presídio, para o cumprimento de penas, estão atrasadas há quase dois anos. Situação que deixa o sistema carcerário em Imperatriz pior.
A CCPJ está interditada pela Justiça desde 2009. A decisão determina o limite de presos que podem ficar na central. A unidade, hoje, tem quase 160 detentos, e este número não pode aumentar. O termo de interdição previa, ainda, a escolha de uma central para receber os novos presos, o local nunca foi construído e, por isso, a delegacia regional está superlotada.
Por lei, a delegacia só pode abrigar presos durante o flagrante, cerca de 24. Mas a carceragem da regional tem 98 presos. No último dia sete, o gestor regional da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciaria afirmou que os presos da delegacia seriam transferidos ainda em dezembro.
Agora, a possibilidade de transferência foi descartada e ainda não foi marcado um novo prazo para que ela seja realizada. A superlotação da delegacia contribui para a ocorrência de fugas, como a que ocorreu nessa terça-feira (25), quando seis presos escaparam pelas grades da área de banho de sol. Cinco detentos foram capturados momentos depois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATLETA DO NADA SICRONIZADO MORRE EM ACIDENTE NO MACAÉ-RJ

Polícia procura irmãs que assassinaram jovem a facadas em Matinha

Chuvas no Maranhão: 13 cidades já decretaram situação de emergência