AGRICULTORES DO INTERIOR DE SANTAS INÊS SOFREM COM PREJUIZOS DE INCÊNDIOS-MA

Agricultores do interior de Santa Inês ainda contabilizam os prejuízos causados por um incêndio que durou quatro dias na região. Plantações foram totalmente consumidas pelo fogo.
O verde da vegetação foi substituído pelas cinzas e por quilômetros de destruição. Áreas inteiras de preservação foram totalmente consumidas pelo fogo. Para os moradores do povoado de São João dos Crentes, Zona Rural e Santa Inês, o incêndio causou uma perda irreparável. “Não sobrou nada”, conta o lavrador Cícero de Brito.
Muitas famílias da região complementavam a renda através das plantações de juçara e buriti existentes no local. Outras sobreviviam unicamente da venda das frutas, mas com o incêndio, nada restou. “O povoado todo já tinha essa consciência de preservação, de preservar esse açaizal justamente por causa dessa renda e agora tá tudo destruído, o fogo veio e destruiu o açaí, o buritizeiro também. É um prejuízo incalculável”, afirma o professor Elielton Holanda.
O incêndio de causa ainda desconhecida atingiu cinco povoados. Durante alguns dias, os moradores se uniram para tentar controlar o fogo que, aos poucos, foi tomando grande proporção. Os animais das fazendas tiveram que ser retirado às pressas para não morrerem queimados. Por sorte, nenhuma casa foi atingida pelas chamas, no entanto, uma escola da região ficou completamente cercada pelo fogo. Por pouco, as chamas não invadiram a escola e quem presenciou a cena ainda está assustado. “Um desespero enorme da comunidade. Nunca tinha visto tamanho fogo. Eram pessoas saindo, correndo. A diretora de um lado pro outro e não sabíamos o que fazer”, conta o encarregado de obras, José Edilson do Nascimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATLETA DO NADA SICRONIZADO MORRE EM ACIDENTE NO MACAÉ-RJ

Polícia procura irmãs que assassinaram jovem a facadas em Matinha

Chuvas no Maranhão: 13 cidades já decretaram situação de emergência