Policia do Maranhão prende sete pessoas por aplicar golpes em políticos

Presos apresentados pela Polícia Civil do Maranhão por golpes por meio de aplicativo — Foto: Alessandra Rodrigues / Rádio Mirante AM

A Polícia Civil do Maranhão prendeu sete pessoas envolvidas em golpes aplicados a políticos por meio de clonagem de contas do Whatsapp. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado de São Luís e cumpridos nesta terça-feira (16) em uma operação dividida nos bairros Cidade Operária, Cidade Olímpica, Vila Riod e João Paulo, em São Luís, além do próprio Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Foram presos Hallen Deivid Cosmo Nascimento, Leonel Silva Pires Júnior, Anderson Sombra Azevedo, Markuel Pereira de Sousa, Rudson Jauário Serra, Adriano César Pereira e Hilton César Moares Costa. Destes, já estavam presos Leonel Silva Pires Júnior e Anderson Sombra Azevedo. Por outro lado, a polícia ainda não localizou Ayrton Da Silva Dias, Mauro Ségio Dinis Gaspar, Erick Raphael Reis Teixeira e Ivanilde Nogueira Amaral, portanto estes são considerados foragidos.

“Era feito o cancelamento do número da vítima. Depois, este número era resgatado em um ‘chip virgem’. Com o chip com o número da vítima, o Leonel instalava o Whatsapp em um novo aparelho e a partir deste momento ela fazia o backup com os contatos e grupos da vítima e tinha ali todas as informações e ele pedia dinheiro emprestado se passando pela vítima”, disse o delegado Odilardo Muniz.


O grupo fez diversas vítimas, mas passou a atacar políticos e a polícia investiga crimes no Maranhão, Paraná e até Brasília.

“Em alguns casos, ele se passou por políticos, como prefeitos. Aí, ia falar com o secretário sobre as finanças do município, perguntava o saldo e pedia a transferência para outra conta se passando pelo prefeito. Ele deu prejuízos a prefeituras, ministros, políticos maranhenses e até governadora do estado do Paraná”, concluiu o delegado.

As prisões desta terça-feira foram relacionadas aos crimes contra o deputado federal Gastão Vieira e a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.

Outras operações já foram deflagradas por conta dos crimes do bando. Em julho de 2018, por exemplo, a Polícia Federal prendeu envolvidos nos golpes, inclusive Leonel Silva Pires Júnior foi um dos alvos na oportunidade.

Por G1 Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuvas no Maranhão: 13 cidades já decretaram situação de emergência

ATLETA DO NADA SICRONIZADO MORRE EM ACIDENTE NO MACAÉ-RJ

Vídeo mostra Neymar trocando agressões com lateral do Barcelona